Manutenção e Limpeza dos Pavimentos Intertravados

A limpeza do piso intertravado de concreto pode ser feita de maneira convencional, utilizando vassoura, água e sabão. Para um resultado breve, utiliza-se água quente no processo, facilitando a remoção de sujeiras no material.

O uso de lava-jatos também é permitido, evitando direcionar o jato nas juntas, impedindo a perda do material de selagem. Para a manutenção do pavimento, é importante verificar anualmente se as juntas de selagem estão totalmente preenchidas, uma vez que o travamento adequado do pavimento depende desse fator.

Ocorrendo alguma irregularidade é necessário preencher as juntas novamente. Caso tenha interesse em conhecer mais processos de limpeza e manutenção, entre em contato com a ciparte, estaremos a sua disposição para contribuir no esclarecimento de suas dúvidas.

Criação sem Limites

Infinitas combinações de desenhos são possíveis com os pisos intertravados de concreto, na cor natural do cimento ou colorido. Confira algumas possibilidades de paginação, utilizando as peças mais comuns do mercado.

Calçada para Todos

A Norma Brasileira de Acessibilidade prevê dimensões mínimas de circulação e deslocamento nas calçadas, para diferentes usuários, principalmente aquelas pessoas com dificuldade de mobilidade:

- Pessoa com uma bengala (0,75m)

- Pessoa com andador (0,85m)

- Pessoa com muletas tipo canadense (0,90m)

- Pessoa com cão guia (0,90m)

- Pessoa em cadeira de rodas (0,80m)

Dois modelos de calçada são estabelecidos pela Lei Municipal nº 11.381/2011 - Código de Obras e Edificações do Município de Londrina, dependendo da localização do terreno. Se você vai construir ou reformar sua calçada, verifique qual padrão deverá seguir.

Observação: Modelo de calçada com piso tátil - Padrão 3 metros

As calçadas localizadas fora do quadrilátero central, em vias locais ou coletoras, deverão apresentar 0,70m para faixa gramada a partir do meio-fio.

Observação: Modelo de calçada com piso tátil e faixa gramada - Padrão 3 metros

Nas ruas locais dos bairros, as calçadas poderão ter faixa ajardinada, seguindo as medidas mínimas indicadas.

Observação: Padrão calçada ecológica - 3 metros